DicasVIDA E ESTILO

Como fazer jejum intermitente?

Saiba tudo sobre a dieta que inclui o jejum intermitente, seus tipos e recomendações.

Antes de mais nada, é importante salientar que você deve procurar um profissional para saber sobre sua saúde informando que tem interesse em iniciar o jejum intermitente. Procure profissionais que são adeptos a dieta lowcarb, pois seguem uma abordagem onde o jejum intermitente está incluído. O jejum intermitente é um modelo nutricional, um modo de alimentação, que se baseia principalmente em períodos de jejum e de ingestão de alimentos. Este tipo de dieta ou essa estratégia tem múltiplos benefícios para o nosso corpo e para nossa saúde.

 

O que é o jejum intermitente? 

O jejum intermitente consiste em períodos alternados de jejum com períodos de ingestão de alimentos. Existem diferentes tipos de jejum intermitente, sendo os mais conhecidos o jejum 16/8, o jejum 24 e o jejum 48, embora existam outros 12/12. O jejum 16/8 consiste em períodos de jejum de 16 horas, seguidos por períodos de alimentação de 8 horas. Ou seja, se por exemplo você fizer a primeira refeição às 14:00, iria realizar toda a ingestão de calorias entre 14:00h e 22:00h, durante 8 horas, fazendo apenas 2 refeições durante o dia, e no dia seguinte irá comer novamente às 2:00 pm.

 

Por outro lado, o jejum de 24h e o jejum de 48h são baseados em períodos de jejum de 24 horas e 48 horas, respectivamente. Alguns podem pensar que, ao fazer isso, teremos problemas com hipoglicemia, falta de energia ou algo assim, e nada está mais longe da realidade, nosso corpo pode se adaptar perfeitamente a isso. E finalmente o jejum 12/12 seria o equivalente a fazer um café da manhã e um jantar, separados entre eles 12 horas. Por exemplo, café da manhã às 8h e jantar às 20h. São estratégias diferentes, todas válidas.

 

Benefícios do jejum intermitente

O jejum intermitente tem múltiplos benefícios para o nosso corpo, entre eles podemos encontrar alguns como os seguintes:

 

Ajuda a reduzir a mortalidade e retarda o envelhecimento, tanto fisicamente como ao nível do nosso corpo;


Reduz os indicadores de inflamação;


Eles ajudam a melhorar nosso perfil lipídico, ou seja, nosso colesterol, além de reduzir os triglicérides;


Eles têm efeitos positivos em nossa plasticidade neuronal;


Eles até ajudam a limitar o crescimento de células cancerígenas;


No que diz respeito à composição corporal, elas ajudam a reter a massa magra enquanto perdem gordura;


Eles também ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e melhoram o uso de glicose como substrato energético;


Melhora a auto-controle : muitas vezes pensam que estão com fome, mas não uma verdadeira fome, é uma vez falsa fome, por isso, somos capazes de “superar” melhorar a nossa capacidade de auto-controle.

Leia Também

Tags

Related Articles

error: Conteúdo Protegido!
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker