PolíticaÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesmo preso, Lula é favorito a presidente do Brasil: mais de 60% dos votos

Ex-presidente Lula lidera pesquisas eleitorais para 2018. Saiba se ele poderá se eleger.

O ex-presidente Lula (PT) está preso há duas semanas na Polícia Federal (PF) na cidade de Curitiba, Paraná. O político é acusado de corrupção e participação no esquema da Lava Jato e foi conduzido para a unidade da PF após ter negado o habeas corpus julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste mês. O pedido foi feito pelo juiz Sergio Moro.

 

Contudo, ainda há chances de Lula se eleger mesmo preso. Lula é o candidato com mais altos índices de intenção de voto, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação.

 

Lula lidera pesquisa eleitoral para presidente em 2018

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 13 de abril. Só no estado do Piauí, Lula tem cerca de 61,28% das intenções de voto, deixando para trás o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), que fica apenas com 7,02%. Em terceiro e quarto lugares estão Ciro Gomes, com 3,78% e Marina Silva (Rede), que aparece com 3,16%.

 

Ainda no estado do Norte brasileiro, Geraldo Alckmin tem apenas 2,37% das intenções de voto, seguido do pré-candidato Joaquim Barbosa, juiz e ex-presidente do STF, com 1,76%.

 

A margem de erro da pesquisa é de 2,84%, o que indica uma vitória bem a frente de Bolsonaro, que tem crescido nas pesquisas eleitorais.

 

O Instituto avaliou também quem votaria em um candidato indicado pelo ex-presidente Lula. Cerca de 73,78% dos entrevistados disseram “sim” para a pergunta.

 

Lula poderá ser eleito presidente mesmo dentro da cadeia?

Em uma entrevista concedida à BBC Brasil, o vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, Alexandre Padilha, disse que “não será o PT que vai retirar Lula das eleições”. 

 

Por incrível que pareça, há ainda a possibilidade do ex-presidente se candidatar para o mesmo cargo que ocupou duas vezes no país. Ele apenas não terá o direito se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. O prazo final para que o TSE se pronuncie acaba no dia 17 de setembro.

 

Se tudo correr como Lula deseja, ele poderá sair da prisão para gravar propaganda eleitoral e disputar o pleito em outubro.

 

Mas nem tudo é favorável. Existe a possibilidade de, em último caso, a Justiça Eleitoral casse a candidatura de Lula. 

Leia Também

Tags

Related Articles

error: Conteúdo Protegido!
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker