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7 Alimentos que combatem o estresse e a ansiedade

Confira uma lista de benefícios de alimentos saudáveis que vão te ajudar inclusive a manter a boa forma.

A ansiedade é definida como um medo que não corresponde à realidade de um evento ou circunstâncias futuras que nosso corpo interpreta como perigo, e é expresso, entre outros, pelo aumento da frequência cardíaca, falta de ar e músculos tensos. Embora a explicação desse fenômeno esteja no passado distante da humanidade, quando o homem foi forçado a enfrentar situações de ameaça à vida que não ocorrem hoje, a ansiedade ainda está presente na realidade moderna devido à tendência de nosso corpo a interpretar eventos estressantes.


À medida que nossa tendência a ficar estressada por diferentes eventos aumenta, a ansiedade torna-se mais prolongada e, com ela, há danos reais, como insônia, diminuição da concentração, irritabilidade e doença. Felizmente, os sintomas de ansiedade podem ser aliviados e nosso humor pode ser melhorado adicionando os seguintes 7 alimentos às nossas dietas.


Frango e carne de peru


O triptofano é um aminoácido encontrado em uma variedade de alimentos ricos em proteínas, incluindo carne de peru, que é considerada uma fonte excelente e prontamente disponível. O triptofano também está envolvido na produção de serotonina, um neurotransmissor que é justamente chamado de “hormônio da felicidade” por causa de sua capacidade de reduzir os sintomas de estresse e ansiedade.

 

Abacate

 

Estresse crônico, má nutrição e certas condições médicas podem esgotar os nutrientes vitais do corpo, incluindo a vitamina B. Como esse grupo de vitaminas é essencial para o funcionamento normal do cérebro, a falta delas pode causar irritabilidade, fadiga, instabilidade emocional e ansiedade. É um dos alimentos mais ricos deste grupo e também é conhecido como um redutor de ansiedade, é abacate e, portanto, é altamente recomendável consumi-lo.

 

Carne

 

Além do fato de que ele pode ser usado em uma variedade de pratos saborosos, outra excelente razão para adicionar carne à nossa dieta é sua capacidade de ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade devido à sua riqueza em vitaminas do complexo B, ferro e zinco, que são conhecidos por tem um efeito positivo no cérebro. 

 

Castanhas de cajú

 

Se você sofre de estresse e ansiedade, adicionar algumas castanhas de cajús à dieta diária fornecerá muitas substâncias que foram mostradas em vários estudos como benéficas para melhorar a saúde mental. O magnésio, encontrado nos cajus, ajuda na produção de serotonina, o hormônio que equilibra e melhora nosso humor, bem como os ácidos graxos ômega-3, um composto essencial para promover a saúde do coração, que tem sido associado recentemente mais e mais com a saúde mental, devido ao seu efeito positivo sobre os sintomas de depressão e ansiedade.

 

Bananas

 

Além de ser uma excelente fruta tropical, fácil de comer e com o seu sabor adocicado rico e viciante, a banana também é uma excelente comida quando se trata de lidar com a ansiedade. As bananas são uma fonte de tirosina, um aminoácido que é responsável, entre outras coisas, pela transferência adequada do neurotransmissor dopamina no cérebro, o que ajuda a melhorar o humor e aliviar a ansiedade. Além disso, a presença de outro aminoácido chamado triptofano ajuda a aumentar a produção de serotonina no cérebro e, por sua vez, proporciona uma sensação de relaxamento e calma.

 

Cúrcuma

 

Açafrão é comumente conhecido como o principal tempero no curry indiano, no entanto, muitas pessoas não sabem que é rico em antioxidantes chamados curcuminoids, que afetam o funcionamento do cérebro e permitem que ele tenha os mesmos efeitos que a medicação anti-ansiedade. Além disso, a cúrcuma ajuda o cérebro a aumentar sua produção de serotonina no corpo, um hormônio conhecido por seu efeito calmante, bem como o nível de produção de dopamina, um neurotransmissor que afeta a estabilidade emocional.

 

Chá de camomila


Por milhares de anos flores de camomila tem sido usada na medicina popular tradicional como um tratamento natural que dá o relaxamento do usuário e tranquilidade e pode ser encontrado na medicina egípcia e grega antiga. Um estudo publicado pela Universidade da Pensilvânia em 2009 deu a esta hipótese legitimidade científica após confirmar o efeito calmante das cápsulas de camomila nos sintomas de ansiedade.

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