GastronomiaVIDA E ESTILO

Receita do tradicional doce de leite mineiro

Embora seja uma receita demorada para fazer é muito fácil e deliciosa.

O doce de leite é uma sobremesa de origem sul-americana, muito rica e fácil de fazer. Pode não ser o prato mais rápido, mas é ótimo! Além disso, é compensado pela facilidade de preparo. Há muita controvérsia sobre a origem do doce de leite. Alguns atribuem como argentinos, assim como uruguaios e chilenos. A única coisa que se sabe ao certo é que não há designação oficial de origem e que a origem exata da receita também não é conhecida. Mas há quem afirme que é um doce tipicamente mineiro. Ao menos eles são considerados especialistas no assunto.

 

Ingredientes

 

1 litro de leite de vaca integral
Cerca de 300g de açúcar
1 ramo de baunilha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

 

Com uma faca muito afiada, fazemos um corte longitudinal para um ramo de baunilha. Em seguida, abrimos pela metade, raspamos com a mesma faca para extrair todas as sementes que pudermos. Você pode usar diretamente essência de baunilha, se preferir. Em uma panela, coloque o leite, o açúcar, o ramo de baunilha, e as pitadas de bicarbonato de sódio. Este último ingrediente ajudará a caramelizar os açúcares no leite. Aqueça em fogo baixo.

 

Quando estiver quente, mas, antes de ferver, comece a contar. Esta sobremesa demora três horas para ser feita. À medida que o tempo passa, o leite (estritamente falando, a água do leite) irá evaporar. E os açúcares vão caramelizando, tornando-se cada vez mais marrons. Deixe cozinhar e mexa de vez em quando. 

 

Depois de duas horas e meia, devemos começar a ser mais cuidadosos. Ele terá engrossado o suficiente e terá que ser mexido com mais freqüência. Você pode diminuir um pouco o fogo se achar que ele está muito forte. Após três horas, teremos uma textura semelhante ao creme. Apenas colocamos o doce de leite em um pote ou outro recipiente e deixamos esfriar completamente na geladeira. Vai engrossar muito conforme for esfriando.

Leia Também

Tags

Related Articles

error: Conteúdo Protegido!
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker