Urgente: primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil está sendo investigado em SP

PUBLICIDADE

Uma notícia alarmante que está deixando os brasileiros preocupados foi divulgada na noite desta terça-feira (25). O Ministério da Saúde está investigando o primeiro caso de coronavírus que pode ter chegado ao Brasil e que foi notificado na cidade de São Paulo.

Essa investigação está sendo feita em conjunto com as secretarias estaduais e municipais e agora será enviada para o Instituto Adolf Lutz para uma contraprova, uma vez que como o primeiro resultado deu positivo, será necessária uma segunda análise.

O Hospital Albert Einstein, localizado na Zona Sul de São Paulo, fez o registro desse caso no dia 25 de fevereiro, notificando um homem de 61 anos de idade que fez uma viagem para o norte da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. O paciente está com sinais brandos da doença, apresentando tosse, estando internado no hospital.

O Ministério da Saúde emitiu a seguinte nota: “No atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

A nota diz ainda que com esses primeiros testes estão em pleno acordo com o Plano de Contingência Nacional, e que agora a amostra foi enviada para o laboratório supra mencionado, uma vez que é uma instituição de referência em todo o país.

O Ministério da Saúde disse ainda que, após esse processo de validação ter sido finalizado, ele será divulgado em tempo oportuno. O órgão pede ainda para que as pessoas fiquem alertas para quaisquer informações que não sejam oriundas das pastas oficiais.