BrasilÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula pode ser eleito presidente do Brasil, mesmo estando preso? Saiba o que pode acontecer

Com a prisão de Lula, a grande dúvida agora é se ele pode ou não ser eleito para a presidência do Brasil.

O ex-presidente Lula foi preso neste último sábado (07), após causar uma grande polêmica, pois ele deveria ter comparecido à sede da Polícia Federal espontaneamente na sexta-feira, às 17 horas, mas foi para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde ficou cercado por militantes, amigos e vários políticos do seu partido.

 

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, estando agora preso em uma sala especial na sede da Polícia Federal em Curitiba. Mesmo assim o PT pretende registrar Lula para concorrer à presidência do Brasil e de acordo com a legislação, não há nenhum problema em tal procedimento. Alexandre Padilha, vice presidente nacional do PT, disse que não é o partido que deixará Lula fora das eleições e que o nome dele será registrado junto às demais candidaturas. “Vamos seguir a lei e caberá ao TSE, avaliar esse registro“, disse Padilha.

 

De fato, Lula pode ser registrado como candidato à presidência da república, entretanto, tudo indica que o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, irá barrar esta candidatura, por causa da Lei da Ficha Limpa, que impede os condenados em segunda instância de se elegerem, só que isto não acontece de forma automática, pois o pedido precisa passar por uma longa análise, que pode demorar semanas, já que a defesa e também o Ministério Público terão que se manifestarem e pode até ser que algumas testemunha sejam ouvidas. O TSE teria até o dia 17 de setembro para tomar uma decisão final.

 

E enquanto o TSE fica analisando a candidatura de Lula, ele pode fazer campanha, mesmo estando preso, só não se sabe como ele faria isso. O juiz responsável pela execução da pena é que irá determinar se o petista pode ou não gravar vídeos para sua campanha.

 

Se o TSE recusar o registro da candidatura de Lula, o PT ainda pode recorrer ao STF e o processo demoraria muito mais. Se não resolver nada até outubro, Lula pode disputar as eleições e até ganhar para presidente. Poderia surgir até uma discussão sobre a legitimidade ou não do novo presidente, ou seja, isto é algo inédito no país e tudo pode acontecer.

 

Leia Também

TAGS

ARTIGOS RELACIONADOS

error: Conteúdo Protegido!
Close

AdBlock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios.