
Nesta terça-feira (20), estreia a nova novela das 6 da Rede Globo, Orgulho e Paixão. Baseada nas obras da escritora britânica Jane Austen, o folhetim utilizará como tema principal a história de Orgulho e Preconceito, que gerou diversas adaptações na TV e no cinema, a última mais conhecida foi realizada em 2005. Para compor o restante da hitória, serão utilizadas outras obras como Razão e Senbilidade, Emma, A Abadia de Northanger e Amor e Amizade (baseado no livro Lady Susan).
Conhecendo os personagens
Nathalía Dill vive Elisabeta, uma mulher à frente do seu tempo, sonha em viajar o mundo, trabalhar e não pensa em casamento. Pensamentos totalmente opostos à sua época. No filme Orgulho e Preconceito o papel coube à Kira Knightley.
Thiago Lacerda será Darcy, um homem inteligente, rico e de boa índole. Sua intenção é comandar os negócios da família e acredita que não exista uma mulher ideal para ele. Darcy e Elisabeta terão uma relação de amor e ódio, e aos poucos, ambos vão ver que guardam muita coisa em común. No longa de 2005, Matthew Macfadyen viveu o personagem.
Agatha Moreira será Ema, a melhor amiga de Elisabeta. Conhecida como a casamenteira do Vale do Café, adora pagar de cupido. Diferente da amiga, acredita nos valores tradicionais de uma família, principalmente no casamento. E aqui começam as mudanças na adaptação da novela, a personagem não é de Orgulho e Preconceito e sim do filme Emma, que foi protagonizado por Gwyneth Paltrow em 1996.
Vera Holtz e Tatu Gabus Mendes serão os pais de Elisabeta e mais outras 4 mulheres. Enquanto Felisberto deseja que as filhas sigam seus pensamentos e sonhos, Ofélia quer a todo custo que todas se casem e vai aprontar muito para realizar esse desejo. Em Orgulho e Preconceito Brenda Blethyn e Donald Sutherland foram responsáveis pelos papeis.
Conheça mais sobre as irmãs de Orgulho e Paixão
Jane (Pamela Tomé) é considerada a irmã mais bonita da família Benedito e é a mais próxima de Elisabeta. Discreta, delicada e emotiva, vai viver um intenso romance com Camilo (Maurício Destri) e terão que enfrentar o preconceito de Julieta (Gabriela Duarte), mãe do rapaz. Rosamund Pike viveu a personagem em 2005.
Chandelly Braz é Mariana, a mais aventureiras das irmãs e sonha com uma vida cheia de emoções. Vai ver uma grande paixão ao lado do Coronel Brandão (Malvino Salvador), sua personagem também não é do filme Orgulho e Preconceito, mas de Razão e Sensibilidade, que teve Kate Winslet na adaptação mais conhecida.
Outra irmã que não vem do longa de 2005 é Cecília, vivida por Anaju Dorigon. Baseada na protagonista de A Abadia de Northanger, estrelada por Felicity Jones. É uma amante da leitura e ama o gênero de mistério, e devido a isso, cria grandes teorias. Rômulo (Marcos Pitombo) será seu grande amor na história, e até agora, os dois prometem ser um dos casais mais queridos da novela.
E para fechar o time das irmãs, vem Lídia (Bruna Griphão), a caçula da família. É a mais diferente das cinco mulheres. Chama atenção por ser mimada, fútil e não ser nada discreta na hora de demonstrar sua sensualidade. Se envolve em uma grande confusão ao longo da trama. Jena Malone foi a responsável pelo papel em Orgulho e Preconceito.
A Grande vilã
Uma boa novela, não poderia faltar uma boa vilã, não é mesmo? E com Alessandra Negrini no papel, não poderia ser diferente. Acostumada a viver grandes malvadas, na história a atriz vive Susana. Uma mulher linda, manipuladora e dissimulada. Veio passar uma temporada no Vale do café, atrás de um novo marido, após perder o primeiro e ficar com a fama de infiel. Vai se infiltrar na casa de Julieta (Gabriela Duarte) e fará de tudo para impedir o romance de Darcy e Elisabeta, e ao mesmo tempo acabar com o namoro de Jane. Sua personagem é inspirada no livro Lady Susan, no cinema Kate Beckinsale viveu a personagem em Amor e Amizade.